Pieloplastia: entenda o procedimento

Pieloplastia

Procedimento considerado bastante seguro, a cirurgia de pieloplastia é utilizada para tratar alterações na ligação entre o ureter e o rim, desobstruindo a via urinária superior, solucionando o estreitamento da ligação entre os dois. 

Quando esses problemas não são tratados, podem resultar na redução do fluxo urinário e, no longo prazo, causar lesões nos rins e perda progressiva da função renal. O procedimento consiste em refazer o encontro do ureter com o rim, retirando a parte estreita da ligação, que causa o problema.

Atualmente, na maior parte dos casos, o procedimento é feito por laparoscopia ou cirurgia robótica, sendo menos invasivo e exigindo um período de recuperação menor do que o modelo tradicional, de cirurgia aberta.

Indicações da Pieloplastia

Essa condição pode ocorrer tanto em crianças como adultos. Uma das causas mais comuns de obstrução congênita do ureter é a estenose de junção uretero-pélvica, ou JUP.

O diagnóstico do problema deve ser feito por um profissional capacitado, que também poderá orientar sobre qual o melhor tratamento para cada caso. Em geral, a cirurgia é indicada para pacientes que possuem sintomas relacionados com a estenose da junção uretero-pélvica ou que apresentem alterações em exames laboratoriais, como nos níveis de uréia e creatinina, e de imagem, como ultrassonografia abdominal e tomografia.

Como é o procedimento?

A cirurgia é relativamente simples e o paciente não costuma ficar mais de um ou dois dias no hospital. Nas primeiras semanas após o procedimento, é recomendado o repouso total. O paciente também deve observar o uso correto dos medicamentos indicados pelo médico para o período da recuperação, como antibióticos. A retomada das atividades deve ser feita de forma gradual, e precisa da autorização do cirurgião.

Durante a recuperação, também é fundamental manter o acompanhamento junto ao médico que realizou o procedimento. Em caso de alterações, como febre, sangramento e dor, os sintomas devem ser comunicados ao profissional imediatamente.


Sobre a iProUro

A iProUro é uma clínica especializada em Urologia e Proctologia. Localizada em Porto Alegre, o espaço conta com uma estrutura de ponta e profissionais altamente qualificados. Um time especializado em Urologia adulto e pediátrica, Andrologia, Proctologia, Cirurgia Robótica e procedimentos de alta complexidade.

Para agendar sua consulta, entre em contato pelos telefones (51) 99958.4448 e (51) 3311.0103.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico. 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Previna-se e faça revisões periódicas

Lembre-se de agendar consultas preventivas com seu médico. Isso é importante pois pode evitar problemas maiores e garantir qualidade de vida.

Contato

Agende sua consulta

Entre em contato conosco para agendar sua consulta. Após o agendamento, entraremos em contato confirmando a disponibilidade de agenda.