Doença diverticular: entenda os sintomas e tratamento

doença diverticular

Chamamos de diverticular a doença que causa pequenas protuberâncias (divertículos) na parede do intestino grosso, o cólon. Esse problema atinge principalmente pessoas acima dos 40 anos e é mais frequente em pessoas que possuem prisão de ventre crônica ou que possuem dieta pobre em fibras.

Os divertículos são pequenos sacos presentes nas paredes do intestino, especialmente na última porção do cólon. O divertículo é  formado por uma camada interna chamada mucosa e outra externa chamada serosa, ambas muito finas e próximas aos vasos que nutrem o intestino. Não há relação entre a doença diverticular e o câncer de intestino.

Diverticulite ou diverticulose?

Primeiro é importante esclarecer a diferença entre os dois termos. A diverticulose é a presença dessas protuberâncias sem que existam problemas associados. Muitas vezes, quando não há sintomas fortes, pode não ser necessário nenhum tratamento, embora o acompanhamento médico seja essencial para evitar o desenvolvimento de complicações. Segundo a Sociedade Brasileira de Proctologia, metade da população apresenta divertículos aos 50 anos de idade.

Já a diverticulite ocorre quando essas protuberâncias inflamam. Esse problema ocorre quando há a perfuração ou abscesso na protuberância, e pode gerar ainda outras complicações além da inflamação. A diverticulite acomete em torno de 10% a 25% das pessoas que possuem divertículos e pode desenvolver consequências mais graves e exigir internação e intervenção cirúrgica.  

A maior parte dos pacientes com diverticulose não apresentam sintomas, embora possam surgir dor abdominal e mudança do hábito intestinal. 

A diverticulite, por outro lado, apresenta sintomas como febre, mal estar, dor no abdômen e parada do funcionamento intestinal. É importante que nestes casos o paciente busque um atendimento médico imediatamente. Quando não tratada adequadamente, a diverticulite pode apresentar complicações como sangramentos, perfurações no intestino e formação de fístulas, entre outros. 

Prevenção da Doença diverticular

Hábitos saudáveis podem ajudar a prevenir a diverticulite, como:

  • Praticar atividade física regularmente
  • Manter uma dieta balanceada e rica em fibras
  • Ingerir um alto consumo de líquidos
  • Manter o hábito intestinal regular

Outro cuidado importante é manter consultas regulares com o médico, principalmente na presença de alterações intestinais.

Tratamento para Doença diverticular

O tratamento para a doença diverticular vai depender da fase em que o problema for diagnosticado e deve ser indicado por um médico coloproctologista. É importante que o paciente faça o acompanhamento desde o começo dos sintomas, para evitar maiores complicações.

Em alguns casos, a melhor opção é o tratamento clínico, por meio do uso de medicações e de uma dieta mais leve. Em situações mais graves, principalmente quando ocorre diverticulite, pode ser recomendada a internação, o uso de antibióticos e até cirurgia. 

Lembre-se que cada caso deve ser analisado de forma individual. Em caso de dúvidas, consulte com o seu médico.

Sobre a iProUro

A iProUro é uma clínica especializada em Urologia e Proctologia. Localizada em Porto Alegre, o espaço conta com uma estrutura de ponta e profissionais altamente qualificados. Um time especializado em Urologia adulto e pediátrica, Andrologia, Proctologia, Cirurgia Robótica e procedimentos de alta complexidade.
Para agendar sua consulta, entre em contato pelos telefones (51) 99958.4448 e (51) 3311.0103.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Previna-se e faça revisões periódicas

Lembre-se de agendar consultas preventivas com seu médico. Isso é importante pois pode evitar problemas maiores e garantir qualidade de vida.

Contato

Agende sua consulta

Entre em contato conosco para agendar sua consulta. Após o agendamento, entraremos em contato confirmando a disponibilidade de agenda.