Colonoscopia: para que serve o exame?

colonoscopia

Recomendado como forma de prevenção para o câncer colorretal, a colonoscopia é um exame que analisa características do intestino grosso e de parte do intestino delgado, no intuito de verificar possíveis alterações na região, inflamações, pólipos (crescimento anormal de tecido em uma mucosa) e tumores.

Esse procedimento pode ser recomendado por médicos para pessoas que tenham observado alterações intestinais, como diarreias frequentes e até sangramentos nas fezes. Ele também pode ajudar a diagnosticar possíveis causas para dor abdominal crônica, mudança na cor e aspecto das fezes e perda de peso sem motivo aparente.

No entanto, para pacientes a partir dos 45 anos, o exame deve ser feito de forma rotineira para rastrear o possível surgimento do câncer colorretal. Para pessoas que tenham histórico dessa doença na família, o exame deve ser incluído na rotina ainda mais cedo.

Além disso, o procedimento pode servir como forma de prevenção, já que por meio dele o médico pode localizar e remover pólipos que poderiam evoluir e causar câncer.


Como a colonoscopia é realizada?

Para realizar a colonoscopia, o paciente é sedado e um colonoscópio é introduzido pelo ânus. Na ponta desse equipamento, há uma pequena câmera, que possibilita o diagnóstico médico. O exame é indolor, realizado sob sedação anestésica. 

No dia anterior ao procedimento é recomendado que o paciente mantenha uma alimentação leve, que consista principalmente em refeições líquidas, como sopas e caldos. Nas primeiras refeições após o exame, a alimentação também deve se manter leve.

Por ser um procedimento considerado simples, a colonoscopia não exige internação e o paciente é liberado no mesmo dia, após se recuperar da sedação.

Durante a recuperação, é possível que o paciente note alguns efeitos colaterais, como gases e desconforto abdominal. Se os sintomas persistirem, é importante realizar o acompanhamento junto ao médico.


Sobre a iProUro

A iProUro é uma clínica especializada em Urologia e Proctologia. Localizada em Porto Alegre, o espaço conta com uma estrutura de ponta e profissionais altamente qualificados. Um time especializado em Urologia adulto e pediátrica, Andrologia, Proctologia, Cirurgia Robótica e procedimentos de alta complexidade.
Para agendar sua consulta, entre em contato pelos telefones (51) 99958.4448 e (51) 3311.0103.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos. 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Previna-se e faça revisões periódicas

Lembre-se de agendar consultas preventivas com seu médico. Isso é importante pois pode evitar problemas maiores e garantir qualidade de vida.

Contato

Agende sua consulta

Entre em contato conosco para agendar sua consulta. Após o agendamento, entraremos em contato confirmando a disponibilidade de agenda.